Dra. Paloma Kellem Teixeira do Nascimento

nutrologia

As mudanças de hábitos de grande parte da população nas últimas décadas, com má alimentação e sedentarismo, vêm levando ao aumento da incidência de várias doenças, como obesidade, e outros problemas de saúde ligados a deficiências nutricionais. A Nutrologia é a área médica que irá ajudar na prevenção, diagnostico e tratamento de condições ligadas ao padrão alimentar.

De forma resumida, a nutrologia/integrativa pode ajudar e oferecer bons resultados nas seguintes condições:

  1. Emagrecimento
  2. Lipedema
  3. Melhora da composição corporal
  4. Resistência insulínica, Pré-diabetes e Diabetes
  5. Esteatose Hepática (gordura no fígado)                
  6. Síndrome metabólica
  7. Fadiga excessiva
  8. Dores Crônicas (fibromialgia, enxaqueca, endometriose)
  9. Distúrbios intestinais
  10. Hipogonadismo masculino
  11. Desequilíbrios hormonais (fadiga adrenal, síndrome pré-menstrual, endometriose, climatério/menopausa)
  12. Desinteresse sexual em homens e mulheres
  13. Sarcopenia (baixa massa muscular), osteoporose, hipertrofia
  14. Acompanhamento de tratamentos de depressão, ansiedade e burnout
  15. Transtornos alimentares (bulimia, anorexia, compulsão alimentar)
  16. Reganho de peso pós-bariátrica e suplementação nutricional
  17. Melhora do sistema imunológico
  18. Deficiências de vitaminas e minerais (identificação e reposição)

A Nutrologia pode auxiliar em diversas condições de saúde, desde emagrecimento à dores crônicas. A Dra Paloma Nascimento utiliza de conhecimentos da Nutrologia e da medicina integrativa, avaliando e tratando desordens de base que desencadeiam e/ou potencializam diversas doenças: qualidade do sono, saúde mitocondrial (produção de energia), deficiências de nutrientes, saúde intestinal, inflamação e desequilíbrios hormonais.

Além de utilizar uma visão global da saúde do paciente, também utiliza meios de tratamentos mais atuais, como terapias nutricionais injetáveis e implantes hormonais, como mais opções de tratamento além das tradicionais.

*TODOS os procedimentos são realizados pela Dra. Paloma, visando uma acompanhamento mais próximo e melhor avaliação dos resultados.

Nutrologia

Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas FCM/UPE, pós -graduação em Nutrologia, com experiência com medicina integrativa, tratando obesidade e sobrepeso,  desequilíbrios hormonais, deficiências nutricionais, dores crônicas e prevenção de doenças, sempre com uma abordagem individualizada e tratamentos personalizados.

Dra Paloma Nascimento com emagrecimento através de PROTOCOLOS PERSONALIZADOS que são traçados através de uma avaliação clínica minuiciosa (que pode ser de forma online ou presencial) . Os protocolos têm duração mínima de 6 meses de tratamento, envolvendo algumas fases:

  1. Fase de emagrecimento acelerado
  2. Fase de transição
  3. Fase de manutenção do peso

Os protocolos geralmente incluem:

  • medicamento por 3 meses ou mais
  • suplementações por via intramuscular para desinflamação, reposição de vitaminas e “aceleração metabólica”.
  • suplementações orais
  • reposição hormonal, se necessário
  • consultas com nutricionista
  • acompanhamento médico próximo, com consultas regulares a cada 45 dias + scan corporal

Durante todo o processo é estimulada a mudança do estilo de vida , com bons hábitos alimentares e atividade física regular, para que a perda de peso sustentável, sem reganhos.

nutrologia
nutrologia
nutrologia
nutrologia
nutrologia

A baixa de testosterona no homem leva a diversos sintomas como fadiga, baixa libido, diminuição do poder de decisão, perda de massa muscular e até sintomas depressivos.

As causas da baixa de testosterona podem ser variadades, sendo as mais comuns a obesidade associada a maus háibitos e a andropausa.

Através de uma análise clínica são avaliados os fatores que podem estar levando aos baixos níveis de testosterona para que possa ser tratadas ao mesmo tempo da reposição do hormônio. A reposição de testosterona no homem pode ser realizada por 3 vias principalmente: transdérmica, intramuscular ou subcutanea (através dos implantes subcutâneos de testosterona).

Condições clínicas que cursam com quadro de grande perda muscular, idosos com baixa massa muscular, osteoporose/ osteopenia, podem se favorecer de tratamentos hormonais anabólicos, melhorando a massa óssea e muscular, reduzindo risco de fraturas, melhorando a mobilidade e autonomia do paciente.

Tratamento realizado com protocolos injetaveis associado a suporte nutricional e estimulo muscular seja por fisioterapia ou atividade física de resistência.

Seja no climatério ou propriamente na menopausa, os desequilíbrios hormonais reduzem muito a qualidade de vida da mulher. A reposição hormonal envolve 3 hormonios principais:

  • Progestreona – melhora o sono, quadros de enxaqueca, melhora do humor e da irritabilidade
  • Estradiol – melhora dos calorões, dos ressecamentos de pele, olhos, cabelo, redução do risco cardiovascular por diminuição do acúmulo de gordura visceral. também melhora a cognição
  • Testosterona – melhora da libido (desejo sexual), da fadiga, da memória e da autoestima.

As reposições hormonais nas mulheres são realizadas basicamente por 2 vias: a transdérmica e a subcutânea (implantes hormonais)

Queixas de cansaço excessivo são cada vez mais comuns. Fadiga é um sintoma que pode ter várias causas: deficiências de nutrientes, como vitaminas e ferro, e distúrbios hormonais. Tem que ter toda uma avaliação clínica para identificar quais as causas dessa fadiga, avaliando além de deficiências, a alimentação, saúde intestinal e sono.

Com toda a analise, é iniciado o tratamento conjunto: tanto o tratamento dos déficts nutricionais e desequilibrios hormonais, como o manejo das causas base de todo o quadro.

Dra Paloma aborda o lipedema com abordagem clínica, ajustando alimentação, desinflamando o organismo e ajustando o equilibrio hormonal. Para isso criou o protocolo LIPEDEMAcare, que você pode saber mais aqui.

Também com várias causas possíveis, que vao desde deficiências nutricionais à desequilíbrios hormonais, porém muito mais ligados às deficiências.

Portanto no tratamento muitas vezes são utilizadas as reposiçoes de vitaminas e minerais por via injetável, junto com tratamento para melhora da absorção intestinal e melhora da alimentação.

Alterações de glicemia, resistência insulínica, esteatose hepática ( gordura no fígado ), triglicerídeos e colesterol elevados são os distúrbios metabólicos mais comuns.

A abordagem é feita através de mudança do estilo de vida, com mudanças nos hábitos alimentares e atividade física regular, isso associado a suplementações orais e/ou injetáveis e por vezes medicamentos.

Burnout e TDAH são diagnósticos cada vez mais comuns. A Nutrologia e a Integrativa podem auxiliar melhorando e equilibrando o organismo, através de uma melhora da saúde intestinal , da alimentação, suplementações que otimizam a saúde cerebral e de glandulas como a adrenal ( que sofre muito no burnout), além de buscar o reequlibrio dos hormônios que muitas vezes é afetado por essas condições.

A Nutrologia é a especialidade de atuação muito abrangente, pois vias compreender a fisiopatologia das doenças e sintomas, principalmente relacionada às deficiências nutricionais.

Sem dúvidas, a nutrologia traz diversos benefícios para quem busca melhor qualidade de vida, performance, emagrecimento, mais disposição no dia a dia e um envelhecimento saudável.

O acompanhamento de um profissional da nutrologia pode ser benéfico para homens como mulheres, e em todas as fases da vida: adolescência, gestação, adulto jovem, climatério/menopausa e até na terceira idade.

nutrologia

A nutrologia / integrativa visa ter uma visão global da saúde do indivíduo. Isso significa que tem a necessidade de avaliar todos os pilares da saúde, uma vez que entende que o organismo está todo interligado e não consiste em sistemas isolados.

Com isso a consulta é um pouco mais demorada que as consultas convencionais, pois busca-se um detalhamento de informações sobre alimentação, atividade física, qualidade do sono, energia, saúde mental, saúde intestinal e equilíbrio hormonal.

Além de uma anamnese mais aprofundada, é realizado também o exame físico e a avaliação da composição corporal através da bioimpedância ou scan corporal.

Após toda essa avaliação, então é traçado a melhor linha de tratamento, escolhidas substâncias e vias de administração das mesmas (oral, sublingual, transdérmico, injetável, por implante subcutâneo, etc.), sempre de forma personalizada para cada paciente.

Nutrologia

O diagnóstico e o tratamento serão indicados ao paciente após avaliação clínica, exames laboratoriais completos, exames de imagem e análise do comportamento alimentar do paciente.

Com essas informações o médico poderá indicar suplementação, orientar a mudança de hábitos alimentares ou procura de nutricionista para prescrição de dieta personalizada. Também orientar qual atividade física é mais adequada para o objetivo do paciente, além da frequência necessária. Além disso, será avaliada a necessidade do uso de medicamentos específicos, protocolos injetáveis, modulação hormonal, entre outras terapias.

O tratamento é específico para cada indivíduo, por ser muito personalizado, mas a participação do paciente seguindo todas as recomendações é fundamental para a obtenção de resultados. O resultado do tratamento sempre depende do paciente, da sua adesão, sendo toda conduta médica responsável por cerca de 30% a 40% dos resultados do tratamento, e o restante do quanto o paciente segue as condutas.

Quanto a frequência de consultas é variável, a depender do objetivo e necessidade do paciente, mas gira em torno de encontros mensais a encontros trimestrais.

Para esclarecer outras dúvidas e conhecer todos os benefícios do tratamento nutrologia / integrativa, entre em contato com um profissional especializado. Com certeza esse acompanhamento fará total diferença em seu desempenho físico e mental.

Deixar aqui um recado muito importante, na verdade um ALERTA!.

Cuidado com dietas de redes sociais, revistas ou até feitas por conta própria, sem orientação de um profissional, visando emagrecimento rápido. Essas dietas não balanceadas e não planejadas para o seu organismo podem levar a déficits nutricionais graves além de perda de massa muscular, que pode comprometer sua imunidade, desregular seus hormônios e até sua saúde óssea. Sempre procure um profissional para te dar maior assistência nesse processo.

Fonte:

https://www.scielo.br/j/ramb/a/fNjNwbCMp3CknGXBRvRfgtw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *