Dra. Paloma Kellem Teixeira do Nascimento

implantes hormonais

Os implantes hormonais utilizam os chamados Pellets, que são uma via de administração de fármacos hormonais e não hormonais, com baixas doses liberadas diariamente e com uma duração média de 5-6 meses. Os pellets são colocados em tecido subcutâneo através de um procedimento médico minimamente invasivo realizado em consultório.

  • 100% de adesão ao tratamento durante a duração dos pellets
  • Evitam metabolismo de primeira passagem no fígado
  • Menos efeitos colaterais por utilizar menores doses com relação as outras vias (foto)
  • Equilíbrio diário das doses, com absorção diária e constante
  • Promovem absorção de 100% do medicamento
  • Conforto com relação a diminuição de administração de comprimidos, injetáveis e/ou transdérmicos
  • O tempo de duração de 4- 6meses com administração garantida
implantes hormonais
Comparação de níveis hormonais alcançados com a mesma dose na via transdérmica/oral, intramuscular e por implante subcutâneo. Notar também a ausência de oscilação na utilização de pellets.

Dra Paloma Nascimento utiliza os implantes subcutâneos como via de administração no auxílio de tratamentos como emagrecimento, melhora da composição corporal, reposição hormonal melhora da fadiga, alivio de sintomas da menopausa, melhora da ansiedade e compulsão alimentar, melhora da concentração e desempenho físico, alívio das dores da endometriose e sintomas da TPM, sempre visando a melhora da qualidade de vida e bem-estar do paciente.

Após uma avaliação clínica minuciosa, as substâncias que serão administradas por via implante subcutâneo são escolhidas de forma totalmente personalizada e de acordo com os objetivos e queixas do paciente. Além disso, Dra Paloma Nascimento ajusta todos os outros pontos que podem potencializar os benefícios que podem ser alcançados com os implantes, como alimentação, saúde intestinal, reposição de vitaminas, suplementações e atividade física.

implantes hormonais

Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas FCM/UPE, pós -graduação em Nutrologia, com experiência com medicina integrativa, tratando obesidade e sobrepeso,  desequilíbrios hormonais, deficiências nutricionais, dores crônicas e prevenção de doenças, sempre com uma abordagem individualizada e tratamentos personalizados.

implantes hormonais
implantes hormonais
implantes hormonais
implantes hormonais

Com certeza são os mais conhecidos, principalmente em relação as terapias de reposição hormonal na menopausa e reposição de testosterona em homens. Além dessas outras condições também podem ser auxiliadas pelos implantes hormonais, como: sarcopenia, TPM, endometriose, compulsão alimentar e Burnout.

Alguns dos hormônios que podem ser administrados por via Pellets são:

  • Testosterona – fadiga, baixa libido, apatia, memoria ruim. Utilizado tanto em homens como mulheres.
  • Estradiol – mulher no climatério/ menopausa, para diminuição de sintomas como fogachos e diminuição do risco cardiovascular.
  • Estriol – mulher no climatério/menopausa, queixas genitourinarias e infecções urinárias de repetição.
  • Progesterona – mulher no climatério/menopausa, insônia, alguns casos de enxaqueca e humor instável.
  • Gestrinona – Conhecido popularmente como “Chip da beleza” por colaborar com perda de gordura e ganho de massa muscular. Mas seu uso clínico é fundamental no tratamento da Endometriose, TPM e  Lipedema.
  • Oxandrolona – osteopenia/osteroporose, sarcopenia.
  • Ocitocina – controle do estresse, depressão / ansiedade, Burn out, compulsão alimentar e obesidade
  • Hidrocortisona (cortisol) –  burn out, fadiga.
  • Melatonina – insônia, sobrepeso/obesidade (ajuda a diminuir apetite e resistência insulínica), câncer.
implanteshormonais

Existem também opções não-hormonais de pellets, sendo os mais utilizados:

  • NADH – melhora da energia e foco. Utilizado em quadros de burnout, fadiga, TDAH, fibromialgia e emagrecimento e melhora do desempenho físico.
  • Resveratrol – sobrepeso/obesidade, inflamação crônica e síndrome metabólica.
  • Metformina – pré-diabetes, sobrepeso/obesidade, resistência insulínica, síndrome dos ovários policísticos.

Os implantes subcutâneos são uma ótima opção para via de tratamento, porém é necessário uma avaliação médica prévia para avaliar a viabilidade e necessidade de realização do procedimento.

Alguns cuidados são necessários logo após o procedimento, como: evitar atividade física vigorosa e banhos imersivos (mar ou piscina) por 5 dias. Fora isso é rotina normal.

Ao menos uma reavaliação é necessária durante o período de duração do implante para avaliação de resultados e manejo de colaterais, caso ocorra. A depender do caso, podem ser necessários novos exames, como dosagem de hormônios.

Fonte:

https://portal.afya.com.br/endocrinologia/implante-hormonal-para-quais-condicoes-e-indicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *